top of page
Foto do escritorJoão Erikes

Município de Ibiara Investe em Tecnologias no Campo e na Pecuária

O munípio de Ibiara, no Vele do Piancó, vem se destacando por investir em novas tecnologias na agropecuária local, com programas de Inseminação Artificial em bovinos, assessoria técnica no campo, dentre outros.


Na manhã desta segunda-feira, dia 27 de fevereiro, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural sustentável e Meio Ambiente, promoveu um evento para apresentar o novo programa de Inseminação Artificial (IATF) em bovinos.


Na ocasião, estiveram presentes os membros do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e Meio Ambiente (CMDRSMA), representantes da EMPAER, do SEBRAE, Banco do Nordeste, PROGENS, câmara de veradores, poder executivo e representantes das comunidades rurais.


De início, foi abordado pelo membros da EMPAER o novo programa de produção de cajú precoce, onde, segundo o representante do órgão, os agricultores interessados em participar devem ter DAP ou CAF válidos e uma área de até duas hectares para o plantio dos cajueiros. Os produtores que se interessarem podem se inscrever na sede da EMPAER.

Em seguida, o secretário de DRSMA, Josival Simão, falou sobre o programa de melhoramento genético no município.


Conforme explicou o secretário, a Prefeitura, através da pasta da SMDRSMA adquiriu um botijão de sêmes e também investiu na contratação de um profissional especializado em reprodução animal, para fazer o acompanhamento dos rebanhos e as inseminações no Cio natural. A inseminação será gratuita para os produtores do município que demonstrarem interesse em participar do programa de IATF.

O secretário ainda informou que conseguiu uma parceria com a Tortuga, uma das melhores marcas de sal mineral do mercado, conseguindo algumas sacas de 25kg cada a preço de fábrica para os pecuaristas de Ibiara.


Os interessados podem procurar a Secretaria.

O evento foi finalizado com uma palestra com os representantes do SEBRAE sobre o uso da biotecnologia na bovinocultura. O SEBRAE também disponibilizou para o município um programa de IATF que abrange produtores com rebanhos de mais de 20 fêmeas, onde o SEBRAE entra com 70% dos custeios. Os representantes do órgão ainda informaram mais um programa para o município, esse totalmente gratuito, de assessoria técnica e acompanhamento do rebanho.



Comments


Banco Sólido.jpg
Imagem do WhatsApp de 2024-01-31 à(s) 23.20.53_a3e69266.jpg
Imagem do WhatsApp de 2024-01-31 à(s) 23.21.56_8948460b.jpg
Netsat.png
001001_edited.png
Imagem do WhatsApp de 2022-12-22 à(s) 22.24_edited.png

NOTAS:

Divulgue aqui a sua marca!

bottom of page