top of page

Admirável Mundo Desigual

  • Foto do escritor: Mário Alves.'.
    Mário Alves.'.
  • 24 de mar.
  • 2 min de leitura



Ah, o século XXI! Essa era magnífica onde podemos pedir comida pelo aplicativo, discutir filosofia em poucos caracteres e monitorar nossa ansiedade em tempo real com uma bugiganga digital (smartwatch). Um período em que a ciência alcançou o ápice, mas ainda tem gente achando que a Terra é “plana” (absurdos declarados). Porque, claro, se está na internet, só pode ser verdade!

 

Vamos falar de equilíbrio socioeconômico, aquele sonho utópico tão real quanto um "unicórnio" pilotando um "drone". De um lado, temos bilionários competindo para ver quem coloniza Marte primeiro (porque arrumar a bagunça na Terra é chato demais). Do outro, uma multidão batalhando por um aumento de centavos para comprar um pacote de café. O capitalismo prometeu que se trabalhássemos duro, todos teríamos sucesso. Mas esqueceram de avisar que alguns já começam o jogo no nível fácil com os “códigos secretos” todos ativados.

 

E a ética? Ah, a ética! Uma entidade mítica que aparece só em discursos corporativos e desaparece em reuniões de egoístas. Empresas declaram amor pelo meio ambiente em campanhas publicitárias enquanto despejam toneladas de lixo em oceanos. Políticos falam em moral e bons costumes enquanto aprovam leis que nós nem sabíamos que existiam. E nós? Bem, seguimos apertando “curtir”, porque fiscalizar dá trabalho e brigar na “Rede Social” é mais divertido.

 

Moral, então, é um espetáculo à parte. Aparentemente, agora é personalizada como uma lista de música: cada um monta a sua. Alguns defendem valores tradicionais, desde que não atrapalhem seus pequenos desvios de conduta. Outros pregam liberdade e direitos, mas só para quem pensa igualzinho a eles. A hipocrisia, essa sim, é universal e unificadora!

 

No campo intelectual, vivemos a era dourada do conhecimento instantâneo e superficial. Quem precisa estudar história quando se tem um influenciador explicando a Segunda Guerra em 15 segundos? Os debates são profundos como um “pires”, e todo mundo é especialista em tudo após assistir a dois vídeos no YouTube. Leitura crítica? Argumentação sólida? Não, obrigado. O que importa é ter opinião forte e um "meme" afiado para silenciar qualquer argumento.

 

A verdade é que o século XXI é uma montanha-russa em que todos estamos presos, alguns na primeira classe com "luxo" e outros pendurados do lado de fora, rezando para não cair. Encontrar equilíbrio é como caçar "Pokémon": parece divertido, mas é exaustivo e, no fim, ninguém sabe para quê serve.

 

Enquanto isso, seguimos adaptando nossa moral de acordo com a conveniência, acreditando que seremos ricos se pensarmos positivo e confiando que a inteligência artificial resolverá os problemas que a estupidez natural criou. E assim vai o mundo, girando nessa imensa roda-gigante da desigualdade, onde o prêmio para quem encontra equilíbrio é um “parabéns” irônico e um boleto para pagar no fim do mês.

Comments


Banco Sólido.jpg
Imagem do WhatsApp de 2024-01-31 à(s) 23.20.53_a3e69266.jpg
Imagem do WhatsApp de 2024-01-31 à(s) 23.21.56_8948460b.jpg
Netsat.png
001001_edited.png
Imagem do WhatsApp de 2022-12-22 à(s) 22.24_edited.png

NOTAS:

Divulgue aqui a sua marca!

bottom of page